Seguidores

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dr. Joviano acusa Osvaldo Romanholi de quebra de acordo para administrar Novo Progresso

(Joviano participou da posse do secretario (foto)mesmo contrariado.)


Vice-Prefeito Dr. Joviano(PSL) desabafa e acusa Prefeito Osvaldo Romanholi (PR) de quebra de acordo para administrar Novo progresso

Dr. Joviano (PSL) aproveitou para revelar aos vereadores, parte deste acordo eleitoral e acusa Prefeito Osvaldo Romanholi(PR) de querer administrar o município sozinho, esquecendo dos compromisso de campanha.

O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comum. Organizados para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem, devem exigir comportamento ético dos poderes constituídos e eficiência nos serviços públicos. Um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima da corrupção.

É elogiável atitude do modesto pecuarista e médico Dr. Joviano, que foi um dos baluartes na campanha para ter êxito na eleição do atual prefeito Osvaldo Romanholi (PR), em tornar público quebra de acordo politico entre o prefeito e vice-prefeito e relatar o descaso com a saúde pública do município de Novo Progresso.


O desabafo do médico vice-prefeito aconteceu no plenário da casa de leis na última sessão legislativa,  nesta terça-feira 15 de Outubro com a presença de correligionários partidários tanto da parte do prefeito como do vice-prefeito.


Aparentemente abatido,  Dr. Joviano comentou sobre o motivo de estar naquele local e deixou claro aos munícipes, o que está por traz desta administração pública no munícipio de Novo Progresso.


Segundo o vice-prefeito o motivo principal é o descaso com a saúde pública e o rompimento de acordo pré  eleitoral firmado entre ele (vice-prefeito) e o atual prefeito Osvaldo Romanholi(PR), que foi quebrado pela falta de compromisso do prefeito, disse. “Na época da campanha fizemos o compromisso com a população que seria eu (Dr. Joviano) o responsável pelas pastas  da Educação e da Saúde”. Inicialmente antes de tomarmos posse fui retirado da educação e foi nomeado o vereador Eloido Bertollo(PR) como  secretário de educação, relata.  Com a pasta da saúde me empenhei  , se passando o tempo eu fui tentando fazer o melhor de mim possível e com esse compromisso com a população de eu ser o prefeito da saúde, não pude fazer nada, porque eu sempre estive com as mãos atadas,  nunca deixaram eu fazer nada, não me deram autoridade como era para ser e isso ficou só na conversa e de conversa já falei para o prefeito Osvaldo Romanholi (PR), que já estou cheio. “EU NÃO QUERO SER MAIS CHAMADO DE PREFEITO DA SAÚDE E MUITO MENOS DA EDUCAÇÃO”,  porque já faz muito tempo que isto não existe mais, afirmou.

Aproveito para deixar esclarecido a população que  a partir de agora eu já avisei  o prefeito, “eu vou ser apenas vice-prefeito porque o povo me elegeu e quero corresponder a esse voto de confiança que a população me deu”, comentou. Quero ser apenas médico, com a ressalva de receber meu salário apenas como médico, porque optei pelo salário de médico e abri mão o de vice-prefeito. “Eu quero ficar a disposição de vocês vereadores e a população de Novo Progresso, para que entendam a minha situação,” porque para eu fazer alguma coisa ao se tratar da saúde e das necessidades do município, eu tenho que ter autonomia, eu nunca tive autonomia, nem para comprar uma sibalena”, desabafou.


Como uma pessoa pode exercer uma função com responsabilidade tamanha, se eu não posso fazer nada, não tenho autonomia para nada, não posso opinar em nada e o mais absurdo é que  os medicamentos são comprados desde a época do Secretário de Administração Cauby, até hoje , são  comprados pela secretaria de administração e não pela secretária de saúde, são pessoas que não tem conhecimento das coisas  que realizam as compras, denunciou.


Dr. Joviano com a larga experiência na medicina, lutou incansavelmente para trazer melhorias para a saúde pública do município desde os governos anteriores, hoje como autoridade máxima deste munícipio sente incapaz pela falta de empenho dos outros em designar a máquina pública para as pastas especificas, que segundo ele o orçamento não está sendo executado conforme manda a lei, o orçamento da saúde para 2013 foi estimado em sendo o segundo maior do munícipio.


Com a má aplicação do dinheiro público gera as necessidades, que segundo ele já é visível no hospital municipal o sucateamento dos equipamentos, da própria estrutura física e a falta de medicamentos de primeira necessidade, disse.


Joviano que é cirurgião juntamente com seus colegas médicos vive o dilema do dia a dia no HMNP, citou exemplos como os materiais cirúrgicos que são ainda do tempo do saudoso Dr. Isaias, argumentou. O RAIO X está com problemas(quebrando o galho) e estamos tentando conseguir um novo, contrariando a declaração do prefeito na semana anterior convocado pelos vereadores para prestar esclarecimento sobre como anda a saúde pública no município, afirmou que já adquiriu um RAIO X  novo e dois AUTO CLAVE, contradisse.


O vice-prefeito, fez um interessante relato sobre a situação do município de Novo Progresso, relatos que veio só confirmar as noticias publicadas  aqui no Portal Folha do Progresso que trouxe a tona a denuncia feita por funcionários do hospital, e pelo técnico de radiologia Sr. Marco Antonio que também era  presidente do Conselho municipal de saúde, na sessão realizada na Câmara Municipal no dia(13/08), indignado com a situação que trabalha, disse que no hospital as máquinas de lavar não funciona, tem que lavar na mão (lençol com sangue e com pedaços de placenta, podendo infeccionar pacientes), o aparelho de esterilização não funciona tem que esterilizar na clinica particular “Sinhá”, isto quando esteriliza ( está obsoleta e pode comprometer a total eliminação de micro-organismos),  segundo o técnico já houve casos de ficar mais de uma semana sem material para tirar raio x, não tem remédio na farmácia básica a situação está pior que antes, afirmou.


O hospital, que atende casos de urgência e emergência, o desfibrilador também não funciona e só tem um desfibrilador – equipamento usado em casos de parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco – e segundo o funcionário, o aparelho de raio X vive sem material  e maior parte do tempo quebrado. Além disso, o centro cirúrgico e a sala de parto funcionam na precariedade, denunciou.


Como vice-prefeito e médico Dr. Joviano  com o conhecimento que tem com mais de 30 anos na medicina, poderia fazer o melhor pela saúde de nossa cidade, mas sendo impedido de agir, impotente na função, hoje desabafa para tentar de outra forma pressionar o governo municipal para enxergar  em tempo de poder ainda ajeitar e melhorar a coisa pública.


O medico politico denunciou, que dentro do hospital Municipal tem  médico sacaneando com a população, e nada pode fazer, recentemente o prefeito Osvaldo Romanholi (PR) , trocou o secretario de saúde e nomeou o novo secretario Paulo de Nadai sem comunicar o vice –prefeito, atitude pela qual me senti mais uma vez  apunhalado pela costa, ele simplesmente me comunicou. “Eu sou daquele tipo que companheiro é companheiro, morro abraçado”, aconteça o que acontecer , mas assim não da, lamentou. (Joviano participou da posse do secretario (foto)mesmo contrariado.)


Fatos mais graves acontecem no hospital Municipal, segundo o vice-prefeito existe os  desmandos de alguns médicos , citou  um caso recente de uma criança que estava com a clavícula quebrada a 5 horas esperando atendimento e o médico de plantão se recusou a atender.


Existe um complô contra a população, a profissão tem que ser respeita, cumprida e honrada, ética e moral, por isso fazem o juramento, se não estão satisfeitos que pedem as contas. Tem médico que quer fazer  a escala do plantão no HMNP de acordo com a sua conveniência e isso não existe, finalizou.


A triste realidade proferida pelo doutor na Câmara Municipal trás a tona uma reflexão para os munícipes que argumentam que ainda é cedo, mesmo , passado 10 meses a situação do município de Novo Progresso é caótica em todos os setores, a educação recentemente entrou em greve por falta de compromisso do prefeito com os educadores, além de atraso de salários o rompimento de acordo firmado anteriormente não cumprido pelo alcaide, o descaso é visível nas ruas da cidade,  já desmontaram montanhas de terra pra tapar buracos e continua esburacada, sem um projeto de desenvolvimento o prefeito enfrenta o descrédito politico e sustenta seu governo, alegando que o passado deixou assim e promete melhorias sem saber como faze-las.


A promessa de Mudança Já! Elegeu o madeireiro e o médico para administrar o município por quatro anos 2013/2016, mas isso está bem longe da população progressense ver.


Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de empregos e riquezas. Os corruptos drenam os recursos da comunidade, uma vez que tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais dos delitos para se esconderem da fiscalização da Justiça e dos olhos da população, amarinto.


Procuramos contactar com o prefeito Osvaldo Roamnholi(PR), fomos informados que o mesmo se encontra fora do município.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso


Dr. Joviano de mãos dadas com Secretario
 De Nadai e prefeito Osvaldo Romanholi na posse
do Secretario de saúde.